noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Central MIX - Maricá!

Brasil

Comidas típicas de Festa Junina estão mais caras com inflação

Levantamento do Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas, divulgado com exclusividade para o SBT, analisou 27 itens tradicionais juninos

Publicada em 16/06/24 às 10:57h - 46 visualizações

Fabio Barreto


Compartilhe
Compartilhar a noticia Comidas típicas de Festa Junina estão mais caras com inflação  Compartilhar a noticia Comidas típicas de Festa Junina estão mais caras com inflação  Compartilhar a noticia Comidas típicas de Festa Junina estão mais caras com inflação

Link da Notícia:

Comidas típicas de Festa Junina estão mais caras com inflação
 (Foto: SBT News)

Mês das festas juninas, junho é uma das épocas mais esperadas do ano. No entanto, não é só de alegrias que se vive o período junino: os consumidores estão pagando mais caro pelas comidas típicas.

Os ingredientes para preparo de pratos tradicionais das festas juninas ficaram quase 6% mais caros de junho de 2023 para 2024, enquanto a inflação registrada do período é de 3,28%.

Nem o arroz-doce escapou: o preço do alimento subiu mais de 23%. A maçã, que não é do amor, subiu 21%, e a batata-doce aumentou quase 12%.

O maior vilão na alta dos preços, no entanto, foi a batata inglesa, que subiu mais de 60%. O açúcar refinado também ficou 10,30% mais caro. Nem as bebidas saíram ilesas: a água e o refrigerante subiram quase 6%.

A explicação está nos efeitos climáticos, segundo o coordenador da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz. "A gente enfrentou o El Niño, que tinha previsão de terminar no final de abril, mas ele terminou o seu período com a tragédia no Sul, piorando ainda mais o cenário agrícola, dado o protagonismo que o Sul tem na produção de vários produtos importantes”, afirma o especialista.

O levantamento do Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas, divulgado com exclusividade para o SBT, analisou 27 itens.

Alguns alimentos tiveram deflação, como a farinha de trigo (-15,47%). Também estão mais baratos o leite condensado (-13,98%), o leite tipo longa vida (-7,22%) e o milho de pipoca (-6,63%).

Fonte: https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/comidas-tipicas-de-festa-junina-estao-mais-caras-com-inflacao




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (21)98353-3487

Visitas: 350347
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2024 - Rádio Central MIX - Maricá
Converse conosco pelo Whatsapp!