noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Central MIX - Maricá!

Cidade

Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre

Contenção é para evitar extravasamento da água do Guaíba para cidade

Publicada em 25/05/24 às 18:41h - 33 visualizações

Pedro Rafael Vilela - Enviado especial* - Porto Alegre


Compartilhe
Compartilhar a noticia Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre  Compartilhar a noticia Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre  Compartilhar a noticia Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre

Link da Notícia:

Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre
 (Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil)

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre instalou, nos últimos dias, sacos de contenção na frente de parte das comportas do Lago Guaíba, para evitar que a água invada novamente a cidade, em caso de aumento da cota de inundação.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 16 centímetros (cm) no período das 19h dessa sexta-feira (25) até as 6h deste sábado (26). Dados divulgados pelo governo do Rio Grande do Sul indicam que, até as 8h de hoje, a medição de 4,16 m se mantinha. A cota de inundação no local é de 3 m.

Os bags, como são chamados, são grandes sacos confeccionados em ráfia (um material resistente utilizado na construção civil), com areia e cimento dentro. Os sacos “endurecem” na medida em que a água chega a eles. Até o momento, segundo o Dmae, quatro das 14 comportas foram fechadas com cerca de 50 a 80 bags cada uma. Os demais portões estão fechados e monitorados pelo órgão, com exceção da comporta 11, que segue aberta para que a água escoe em direção ao lago.

Após vários dias sem chuva, a capital gaúcha registrou, ao longo de toda a última quinta-feira (23), precipitação prolongada e intensa. Com isso, ruas e avenidas ficaram alagadas e alguns bairros, sobretudo no centro-sul e sul da cidade, que haviam secado após as enchentes do início do mês, voltaram a ficar inundados. Os moradores tiveram de ser retirados de suas casas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de maio de 2024 já acumula 486,7 milímetros (mm) de chuva, o maior volume da história da cidade desde 1916.

Apesar de ser considerado robusto, eficiente e fácil de operar, o sistema de proteção contra inundações de Porto Alegre falhou por não receber manutenções permanentes por parte da prefeitura e do Dmae. A avaliação é de 42 engenheiros, arquitetos e geólogos. Eles divulgaram manifesto sobre a maior enchente da história de Porto Alegre. Um dos problemas apontados foi justamente a existência de avarias na estrutura das comportas, que não estavam vedadas adequadamente e não impediram o extravasamento da água do Guaíba, inundando inclusive as casas de bombas, que pararam de funcionar durante o auge das enchentes, há cerca de três semanas.

Edição: Juliana Andrade


Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/prefeitura-usa-sacos-para-fechar-comportas-danificadas-em-porto-alegre




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (21)98353-3487

Visitas: 347415
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Rádio Central MIX - Maricá
Converse conosco pelo Whatsapp!