O lançamento do segundo uniforme do Fluminense para 2024, nesta sexta, reacendeu um debate sobre o uso da faixa diagonal na camisa. O elemento é comumente associado ao Vasco, mas foi usado no futebol pela primeira vez pelo Tricolor, no início do século XX. O clube cruz-maltino, que à época não tinha departamento de futebol, já havia utilizado o uniforme no remo.
Em dezembro de 1906, o Fluminense decidiu mudar o uniforme pela segunda vez na história, devido à tendência da camisa tricolor a se desbotar. O clube, então, adotou uma camisa branca com faixas diagonais verde e grená, a ser usada com calção branco e meias pretas.
A foto mais comum da camisa foi tirada em 1908, mas o uniforme já havia estreado anteriormente. Conforme relatado no livro "Fluminense: Jogos Inesquecíveis", a faixa tricolor não era estampada ou costurada, mas sim vestida sobre o uniforme - como uma faixa de campeão, comumente vista no futebol até hoje.
Em 1908, o Fluminense chegou ao terceiro título em três edições do Carioca com uma rodada de antecipação. A campanha foi invicta, com oito vitórias e dois empates; estes foram com o rival Botafogo. Nos outros duelos, o Tricolor superou Paysandu Cricket, Rio Cricket, Riachuelo e América.