noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Central MIX - Maricá!

Mundo

Presidente do Equador declara novo estado de emergência após aumento da violência

O decreto vale para sete das 24 províncias do país

Publicada em 25/05/24 às 19:28h - 26 visualizações

Marcelo Torres - SBT News


Compartilhe
Compartilhar a noticia Presidente do Equador declara novo estado de emergência após aumento da violência  Compartilhar a noticia Presidente do Equador declara novo estado de emergência após aumento da violência  Compartilhar a noticia Presidente do Equador declara novo estado de emergência após aumento da violência

Link da Notícia:

Presidente do Equador declara novo estado de emergência após aumento da violência
 (Foto: Divulgação)

O presidente do Equador voltou a impor estado de exceção em parte do território nacional depois de um novo aumento na onda de violência que assola o país há vários meses. O decreto vale para sete das 24 províncias do país.

Nesses lugares, o exército poderá invadir casas e comércios sem autorização judicial. As forças de segurança também terão o poder de interceptar e abrir correspondências de qualquer pessoa, medidas duras que o presidente considera necessárias para combater as gangues que aterrorizam o país.

Daniel Noboa afirma que criminosos se refugiaram nessas regiões e disse que não vai permitir o avanço de grupos que considera terroristas. Além disso, o presidente classificou a ação como a segunda etapa de uma guerra. A primeira, segundo ele, foi em janeiro, quando a violência de gangues fugiu de controle e o exército saiu às ruas pela primeira vez.

No entanto, há críticas ao que muitos chamam de autoritarismo do jovem presidente. A organização "Human Rights Watch" acusa o Equador de graves violações aos direitos humanos. O México até hoje protesta contra a invasão de sua embaixada, em Quito, para prender um ex-vice-presidente equatoriano que estava sob refúgio.

Nesta quinta-feira (23), a Corte Internacional de Justiça da ONU pediu que o Equador respeite a Convenção de Viena, que determina a inviolabilidade das embaixadas, mas a ação mexicana, que exigia proteção imediata à sede diplomática e aos arquivos que estão dentro do prédio, acabou rejeitada pela corte.

Fonte: https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/presidente-do-equador-declara-novo-estado-de-emergencia-apos-aumento-da-violencia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (21)98353-3487

Visitas: 347425
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2024 - Rádio Central MIX - Maricá
Converse conosco pelo Whatsapp!